sexta-feira, 8 de maio de 2009

CORPO - e ALMA, sutilidade ALI(nha)MENTAR

A paz é intestinal

SIMBOLOS - COncretos
* OS INTESTINOS - Recusa em largar velhas idéias. Prisão no passado e às vezes avareza
* O FÍGADO - Cristaliza a raiva, ódio e as emoções primitivas
* OS PULMÕES - Cristalizam o medo de ser digno de viver plenamente
* OS RINS - Cristalizam as críticas, desapontamentos e fracassos
* A PELE - Revela medo e ansiedade. O que eu permito sair? O que aprisiono dentro de mim? A pessoa sente-se ameaçada diante das trocas - que uma evolução cosmo-dinâmica nos suscita.


O tubo digestivo, repleto de nossa última refeição, usa de todos os recursos para obter os nutrientes que irão sustentar a vida. Dispõe, para tanto, de enzimas que degradam gorduras, proteínas e carboidratos, de ácidos e bases capazes de corroer uma barra de ferro, e de emulsificantes, quelantes e adstringentes, um verdadeiro laboratório bioquímico completo à nossa disposição, para fazer-nos vitoriosos dentro da natureza, permitindo que aquilo que colhamos possa ser transformado em energia. Trabalham incessantemente para que possamos viver, sonhar e amar.
O tubo digestivo não pára por aí. As funções absortivas são mero detalhe. Nosso órgão ambiental deve ter a capacidade de selecionar o que é bom e o que é ruim, defender-se de um intruso com más intenções, e manter os que pegam carona e nos ajudam. Falo das bactérias. São centenas de gêneros delas, fazendo um total de um quatrilhão de bactérias que, dependendo da alimentação, podem ser grandes amigas de nosso corpo, ou grandes inimigas.
Para manter essa enorme população de bactérias, nem sempre pacíficas, as paredes do tubo digestivo contam com a maior massa de tecido do corpo: o sistema de células M e as placas de Peyer. Esses sistemas imunológicos podem identificar e destruir moléculas que não nos servem ou selecionar e absorver moléculas complexas que sejam necessárias à economia do nosso organismo.
Os processos digestório e imunológico permitem a absorção de enzimas da dieta, e podem neutralizar e destruir bactérias nocivas ou relacionar-se diplomaticamente com elas, e até dar suporte a populações de bactérias benéficas.
Se ingerirmos alimentos cozidos antes de um exame de sangue (café com leite e pão com manteiga são suficientes), nosso corpo iniciará uma resposta imune que eleva a contagem de glóbulos brancos a um valor parecido ao de uma apendicite aguda. Essa resposta orgânica é chamada de leucocitose digestiva. É por isso que os laboratórios pedem sempre que se fique em jejum antes de um exame de sangue. Esse fato, entretanto, não ocorre após a ingestão de alimentos crus.
As bactérias podem gerar efeitos diametralmente opostos na economia corporal, dependendo do seu gênero:
• Benéficas: trabalharão incessantemente fermentando, degradando, digerindo, produzindo vitaminas, interferon (o mais potente remédio contra os vírus), antioxidantes, degradando colesrol nocivo e mantendo nosso sistema imune estável e ativo.
• Nocivas: trabalharão incessantemente produzindo colesterol nocivo, enterotoxinas, produtos carcinogênicos e imunossupressores, radicais livres do oxigênio e tornando o sistema imune instável e auto-agressivo.
As pregas intestinais fazem com que a área do intestino aumente 3 vezes. Um aumento adicional de sete a dez vezes é garantido por centenas de milhares de pregas minúsculas, as vilosidades. E, ainda por cima, dentro das vilosidades, na borda das células intestinais, estão as microvilosidades (bordas em escova) que fazem essa área aumentar mais 15 a 40 vezes.
Hipócrates já dizia em 400 a.C. que somos aquilo que comemos. É uma verdade absoluta. Mas hoje a ciência da probiótica deixa claro que :
"Somos o que temos de bactérias em nosso intestino".
Nosso respeito por elas aumenta a cada dia: a qualidade das bactérias que ocupam o intestino determina nossa saúde. Hipócrates era um analista dotado de grande intuição e percebeu tudo isso pela observação e anotação de dados.
Os alimentos cozidos, irradiados, embutidos, os açúcares e as gorduras saturadas são os alimentos prediletos de bactérias hostis. Alimentando-se assim, mantemos em nosso intestino um viveiro de serpentes venenosas, que transformam tudo o que aparece em toxinas fortíssimas e degradam substâncias presentes nessa forma de dieta, em produtos que fabricam o câncer, podendo agir diretamente na parede do intestino ou ser absorvidos, gerando um enorme problema para nosso corpo se livrar. Causa surpresa que esses alimentos sejam considerados inofensivos pela Saúde Pública.
Michacl Gershon, um eminente pesquisador americano, publicou em 2002 o livro O segundo cérebro. Simultaneamente, no Brasil, foi publicado pelo Dr. Helion Póvoa o livro O cérebro desconhecido. São leituras interessantíssimas acessíveis a leigos (com algum sacrifício).
Nosso tubo digestivo, feioso, na obscuridade abdominal, capaz de produzir puns e coco, é na verdade um cérebro sensível, pensante, emocionável, irritável, magoável. Além de ter memória emocional, é capaz de emitir sinais transmissores sutis ao cérebro branquinho e chique lá de cima, na cabeça. Assim, o que temos nos intestinos pode influenciar nosso pensamento e felicidade. De forma análoga, a ciência comprovou que o uso de tranquilizantes ou terapia pode fazer uma pessoa melhorar no âmbito psicológico, mas se nada mudar na alimentação, os intestinos desses mesmos indivíduos continuarão a apresentar suas próprias psiconeuroses.
Existem milhões de neurônios no tubo digestivo, fazendo-o senhor de seu próprio controle, e há relativamente poucas conexões com o sistema nervoso central, além das fibras vagais. O que é mais surpreendente ainda: se fossem desligados de vez todos esses circuitos integrativos, ainda assim o tubo digestivo seria capaz de funcionar com algum grau de coordenação. Segundo Gershon, "a voz do cérebro certamente se faz ouvir no intestino, mas não em linha direta com todos os membros da congregação entérica”. Esse e outros fatos comprovados pela ciência levaram os fisiologistas a determinar o que hoje se denomina de "divisão entérica" do sistema nervoso, ou seja, a parte do sistema nervoso relativa especificamente aos intestinos.
O tubo digestivo tem importantes efeitos sobre o comportamento humano. E um complexo computador de informações do ambiente que pode harmonizar-se com o hospedeiro ou rebelar-se contra ele.
O maior mediador do pensamento, a serotonina, tem 95% de sua produção feita nos intestinos.
Se considerarmos ainda que os intestinos possuem funções de regulação de todas as glândulas do corpo, que é estratégico para a formação do sangue, que é a base de nossa imunidade, e a origem de nossa alegria interior e bem-estar, poderemos afirmar: A paz começa nos intestinos.
Leia também: Antibióticos?Alimentação Desintoxicante x DoençasFlora Intestinal - como mantê-la forte e saudável?
Texto extraído do livro Lugar de Médico é na cozinha - Dr. Alberto Gonzalez - editora Alaúde. Reprodução somente com autorização do autor ou da editora (p/ COnceição Trucom).


Onde se concentra nosso lixo tóxico?



Tags: câncer de cólon fibras Dr. Denis Burkitt Jill Fullerton
Caso você tenha curiosidade em saber, as fezes saudáveis contêm aproximadamente 70% de água. Até dois terços de seu peso seco consistem em bactérias do intestino. Depois, há a bile e, obviamente, as fibras - cobertas por uma camada de muco do revestimento do cólon. Há também algumas substâncias que são tóxicas. Entre elas, as produzidas por determinadas bactérias intestinais e moléculas dos alimentos que não puderam ser absorvidos na longa jornada pelo sistema digestivo.

A milenar Medicina Tradicional Chinesa tem como primeiro questionamento ao paciente: como funciona seu intestino? Muito tempo depois, no século XIX, os ocidentais começam a acreditar que as toxinas são absorvidas pelo organismo quando elas ainda estão no cólon. Creditava-se às fezes muitas das doenças, senão todas.
Obviamente, quanto mais tempo as fezes ficam no cólon, mais toxinas serão absorvidas, o que supostamente explica por que as pessoas se sentem nauseadas quando constipadas.
Uma alimentação rica em fibras mantém a regularidade intestinal - a constipação praticamente não existe nos povos que consomem grande quantidade de frutas e hortaliças. Formando bolo fecal, as fibras provocam maior número de evacuações, o que, desde que apresentando consistência adequada, certamente é um benefício.
Assim, na década de 1930, médicos pesquisadores começaram a sugerir que uma alimentação rica em fibras poderia ajudar a prevenir doenças que acometem o cólon.
Na década de 1960, um médico irlandês chamado Denis Burkitt propôs uma teoria revolucionária. Ele estava trabalhando em Uganda (África), onde as pessoas comiam muitas fibras e tinham o intestino regular, e pouquíssimas pessoas sofriam de câncer de intestino. No Ocidente, a incidência de câncer de intestino estava aumentando e havia pouquíssimas fibras na alimentação.
O Dr. Burkitt sugeriu que determinadas substâncias nos alimentos estariam causando câncer. Em Uganda, onde as dietas ricas em fibras significavam que nada ficava muito tempo no intestino, isso não seria um grande problema. No entanto, na dieta pobre em fibras do Ocidente, as substâncias causadoras de câncer (carcinógenos) ficavam mais tempo no intestino e seriam responsáveis pela maior incidência da doença. Além disso, como absorvem água no cólon, as fibras solúveis diluiriam as substâncias carcinogênicas, tornando-as menos potentes. Mais uma vez, isso se aplicaria aos ocidentais com dietas pobres em fibras.
Desde o estudo do Dr. Burkitt os cientistas descobriram vários possíveis candidatos a substâncias carcinogênicas. Sabe-se que alguns compostos presentes na bile, por exemplo, são carcinógenos. Existem, por exemplo, carcinógenos na carne e no peixe torrados. Em laboratórios, quando administrados a camundongos, esses compostos causaram câncer de intestino. E essas mesmas substâncias foram encontradas no intestino humano.
O câncer de intestino é chamado também de câncer de cólon. Começa quando as células do revestimento do cólon se multiplicam rápido demais e não morrem. Isso forma um pólipo, que pode vir a se transformar em um tumor canceroso. O tumor pode bloquear a passagem das fezes ou fazer com que surja sangue nas fezes. Este tipo de câncer se toma mais perigoso, entretanto, quando se espalha para outras partes do corpo (metásteses).
O câncer de intestino é causado pelo rápido crescimento das células, normalmente no revestimento do cólon.
Na imagem ao lado, as células cancerosas, ou pólipos, aparecem em rosa. Elas estão se transformando em tumor, que se espalha sobre a parede do cólon, em marrom.
A cada ano, são identificados quase um milhão de novos casos de câncer de intestino no mundo inteiro. No Reino Unido, a doença ceifa 16 mil vidas/ano; nos Estados Unidos, são 50 mil.
O exame de colonoscopia, que é indicado pelos médicos (especialistas em gastroenterologia, deve ser realizado em pessoas com mais de 50 anos, quando pode reduzir estes números. E mais, se detectado precocemente, aumenta em 80% a taxa de sobrevivência à doença.
Dos vários estudos científicos fica a certeza de que diversos processos podem dar o pontapé inicial no câncer de cólon e; as fibras, de alguma maneira, o retardam ou previnem. É possível que uma substância química chamada butirato faça a diferença. Sabe-se que esta substância possui propriedades anticancerígenas e que é produzida durante a fermentação das fibras solúveis no cólon.
Obviamente, os efeitos anticancerígenos associados a uma alimentação rica em frutas e hortaliças, também ricas em antioxidantes e outras substâncias nutracêuticas, comprovadamente reduzem várias ameaças à saúde humana.
Assita: Vídeo - A saúde depende do estado do intestino
Leia também: O que são PREBIÓTICOS?O que são PROBIÓTICOS?Teste científico: as fibras regulam o trânsito intestinal?

Texto extraído e adaptado por Conceição Trucom do livro A verdade sobre a comida - Jill Fullerton-Smith - editora Intrínseca


Fatores de intoxicação



Tags: pele fígado intestinos pulmões rins sistemas excretores alimentação desintoxicante
É importante saber um pouco sobre os órgãos excretores e os fatores que os intoxicam e sobrecarregam. Poucos são os que têm consciência do seu organismo, suas funções e a forma integrada como funcionam. Cada órgão ou sistema busca cumprir a sua função na seqüência metabólica, mas quando um deles apresenta dificuldades por um período prolongado, a doença ou desarmonia irá se apresentar. Isto porque toda doença é constitucional, ou seja, envolve todo o organismo e não apenas parte dele.Se cada ser humano buscasse entrar em sintonia/cumplicidade, através do esclarecimento, com o seu corpo e suas partes, entender melhor seu funcionamento e necessidades, tenho certeza que o cuidado com todas as cinco formas de nutrição (respiração, hidratação, atividade física, relaxamento e alimentação) seriam mais amorosas e assertivas.
Esta apresentação é muito simples, mas não poderia deixar de falar destes 5 sistemas excretores, tão importantes na proposta deste trabalho, que é a Alimentação Desintoxicante.
A PELE – O maior sistema excretor do corpo humanoProtege nossa individualidade, é a membrana que separa o corpo físico do mundo externo. Extremamente sensorial e tátil, representa a sensibilidade e capacidade de troca saudável com o universo. O que eu permito receber e deixo entrar? O que eu não permito entrar e receber? O que eu permito sair? O que aprisiono dentro de mim?Através desta enorme superfície que é a pele, poderemos viver os maiores estímulos de prazer e carinho, como também de dor.Metafisicamente falando, problemas de pele revelam medo e ansiedade. A pessoa sente-se ameaçada diante das trocas, e muito deste fenômeno se deve a uma necessidade emergente de se desfazer de “lixos” do passado.A maioria das substâncias aplicadas sobre a pele inibe a respiração cutânea ou a intoxicam pelo conteúdo de ingredientes tóxicos. Assim, atenção e prioridade para aquelas fórmulas que são mais neutras, naturais e fitoterápicas. A presença de corantes e muitos aditivos químicos nestes produtos não é benéfica.Evite usar roupas muito justas e feitas com tecidos sintéticos, pois eles perturbam o controle térmico natural, a circulação sangüínea subcutânea, a transpiração e o equilíbrio eletrostático.Atenção à qualidade e freqüência de uso de: tinturas e cremes para o cabelo, sabonetes muito alcalinos ou perfumados, cremes e óleos de beleza não fitoterápicos, desodorantes e roupas lavadas com excesso de produtos químicos. Evitar também banhos muito quentes e demorados.Carinhos que ela agradece: 1) Se auto-massagear e receber massagens usando produtos fitoterápicos e naturais; 2) Escovar a pele diariamente com uma escova de cerdas macias ao acordar, ou antes do banho; 3) Praticar banhos diariamente com a água o mais fria possível; 4) Buscar um banho de cachoeira, rio ou mar uma vez por mês; 5) Hidratar-se internamente diariamente através da dinâmica da Alimentação Desintoxicante com seus sucos, chás e sopas desintoxicantes.
OS RINS - Cristalizam as críticas, desapontamentos e fracassos
Os rins filtram todos os líquidos que passam pelo corpo humano, portanto eles administram todas as questões emocionais do indivíduo. Além disso, é importante notar que o sistema renal funciona com um “par” de rins, portanto ele depende de parceria e cumplicidade entre eles para seu pleno funcionamento.Metafisicamente falando, cálculos e dores renais revelam raivas não dissolvidas. Existe embutido também um comportamento emocional infantil ou rebelde diante dos desafios, principalmente aqueles ligados às nossas parcerias e uniões.Atualmente mais de 10% dos homens e 5% das mulheres sofrem de cálculo renal durante a vida. Explica-se esta desproporção pelo fato das mulheres se posicionarem mais emocionalmente, enquanto os homens costumam cristalizar seus desapontamentos.A incidência varia geograficamente, refletindo diferenças ambientais e comportamentais, entretanto o índice de casos é agora abruptamente crescente, e associado com a “modernização” da dieta ocidental. Sal, baixo consumo de água e fibras, consumo em excesso de proteínas, aditivos químicos e alimentos industrializados são hábitos péssimos para o pleno funcionamento dos rins.Mas, o simples cuidado de ingerir mais frutas e vegetais frescos e crus, além de alimentos mais integrais, já impede notavelmente o desenvolvimento de dificuldades renais.Carinhos que eles agradecem: 1) Se auto-massagear com movimentos circulares toda a região lombar, que vai desde a cintura até o cóccix, 2) Auto-massagear as palmas das mãos, principalmente naquela parte mais na lateral da palma e perto do pulso, 3) Fazer uso de chás de ervas que auxiliam no funcionamento dos rins como a salsa e a quebra-pedra, e 4) Hidratar-se internamente diariamente através da dinâmica da Alimentação Desintoxicante com seus sucos matinais desintoxicantes.
OS PULMÕES - Cristalizam o medo de ser digno de viver plenamente
A respiração é a fonte de energia vital que nos mantém vivos. Sem oxigênio por mais que três minutos a vida acaba. Mas ela é também o principal nutriente do corpo emocional (energético), ou seja, através da respiração adequada podemos conquistar um estado de serenidade e relaxamento emocional. Sanidade emocional.Entretanto, a familiaridade e a falta de consciência geram a indiferença. Nos acostumamos com o ar que é tão essencial, mas por ser invisível, intocável e gratuito não damos a ele o devido valor e importância. Oxigênio é tão ou mais alimento que a comida e água que ingerimos. Para inspirar e expirar aproximadamente 22.000 vezes por dia, são necessários 2 pulmões, 24 costelas, os músculos entre as costelas, os do pescoço, os peitorais, os abdominais, o diafragma e ainda veias, artérias e tecidos saudáveis em volta de toda essa estrutura. Isso tudo se movimenta constantemente, sem que você perceba. Metafisicamente falando, respirar inadequadamente revela tristeza, depressão ou sofrimento. Um medo de viver e de colocar oxigênio (combustível) para a vida. Subliminarmente é algo como não se sentir digno de viver plenamente a vida. Uma pneumonia, por exemplo, pode revelar um cansaço e desespero sobre a vida, com ferimentos emocionais que não recebem permissão para sarar.Lembrar que o sistema respiratório funciona a partir de duplicidade e parceria, motivo pelo qual seu pleno funcionamento depende da sanidade das nossas relações e trocas afetivas.Fisicamente falando, dificultam o pleno funcionamento dos pulmões: Alimentos industrializados, poluição atmosférica, fumaças de cigarro e outras, ambientes fortemente aromatizados, ambientes com baixo nível de higiene, sem ventilação natural ou com ventilação artificial.Além disso, uma vida sedentária com falta de atividade física, que é um estímulo natural da respiração e todo o seu sistema, irá reduzir o número de mitocôndrias em todas as células do organismo, portanto diminuirá a energia vital e a vitalidade como um todo.No emocional entramos em um círculo vicioso, pois os bloqueios emocionais diminuem a amplitude e o ritmo respiratório, que irão provocar uma subnutrição energética, que irá perpetuar, ampliar e multiplicar os bloqueios emocionais. Como podemos ajudar este sistema? Mudando muitos hábitos. Desde os alimentares até uma maior mobilização corporal. Evitar ao máximo se expor aos ambientes demasiadamente poluídos. Muitas das substâncias nocivas que se encontram temporariamente dentro do corpo humano necessitam ser eliminadas pelas mucosas respiratórias e pelo ar que expiramos. Entretanto, nós da sociedade “moderna” e acelerada expiramos menos do que inspiramos. Ou seja, não colocamos para fora dos pulmões o tanto de gás carbônico (CO2) e outras toxinas que deveríamos. Este gás não eliminado acaba por se dissolver no sangue e transformar-se em ácido carbônico, mantendo o sangue, fluido que irriga todas as nossas células, num padrão ácido que intoxica, excita e dificulta a lucidez metabólica e mental. Carinhos que eles agradecem: 1) Para a reeducação respiratória existem práticas recomendáveis como a Yoga, o Tai Chi Chuan e a Meditação, 2) Fazer uso da aromaterapia nos locais de maior permanência, 3) Praticar uma sauna 1 vez por mês e, 4) Fazer uso diário da dinâmica da Alimentação Desintoxicante pois ela tem a propriedade de alcalinizar o sangue, desintoxicar e harmonizar todos os líquidos corporais.
O FÍGADO - Cristaliza a raiva, ódio e as emoções primitivas
O fígado é verdadeiramente um órgão complexo e surpreendente. Sem dúvidas, o sistema hepático é o mais importante do metabolismo.Em grande escala, a saúde e a vitalidade de um indivíduo são determinadas pela saúde e tonicidade deste órgão, que é o responsável inicial pela desintoxicação do corpo humano.As funções básicas do fígado são triplas: vascular, secretória e metabólica.Suas funções vasculares incluem o fato de ser um importante reservatório sangüíneo e em filtrar mais de 1 litro de sangue por minuto, removendo bactérias, endotoxinas, complexos antígeno-anticorpo e várias outras partículas da circulação.O fígado sintetiza cerca de 1 litro de bile por dia. A bile é necessária para a absorção e solubilização das substâncias gordurosas, entre elas as vitaminas, além de efetivamente ajudar na eliminação de muitas substâncias tóxicas e excessos hormonais. O fígado é uma "usina de purificação" das toxinas alimentares.As funções metabólicas do fígado são inúmeras e imensas porque ele está intrincadamente envolvido na digestão dos carboidratos, proteínas e gorduras, que irão gerar toda a matéria prima de construção e manutenção do corpo humano.Metafisicamente falando, os distúrbios do fígado são provenientes do hábito de se queixar com amargura e rabugice apenas para iludir-se (resistir às mudanças) de pensamentos agoniados, plenos de raiva, medo e ódio de situações do passado.As afirmações adequadas para iniciar o processo de cura segundo a Louise L. Hay são:“Liberto o passado e avanço para o futuro”. “Adapto-me com doçura ao fluxo da vida. Faço as pazes com o meu passado”.Os agentes físicos que causam dano ao fígado são: Álcool, fumo, café, chá (exceto o verde e os de ervas), cacau, excitantes, açúcar branco, alimentos refinados, produtos químicos sintéticos ou naturais em excesso, excesso de gordura animal, alimentos industrializados. Cuidados que ele agradece: 1) Uma dieta rica em alimentos crus, frescos, integrais, com elevado teor de fibras e substâncias antioxidantes, logicamente isentos de agrotóxicos, 2) Fazer uso de chás e tônicos hepáticos (ver artigo Tônico Hepatobiliar), 3) Auto-massagear as palmas das mãos e solas dos pés com uma bolinha de tênis, para estimular todo o sistema hepático, digestório e excretor e, 4) Praticar os exercícios como caminhar diariamente.
OS INTESTINOS - Recusa em largar velhas idéias. Prisão no passado e às vezes avareza
Segundo o professor Arnold Ehret, criador de uma dieta baseada na ingestão de frutas, a doença é entre outras coisas uma tentativa desesperada para livrar-se dos seus lixos tóxicos.Ele realizou pesquisas fantásticas sobre o uso do jejum regular e percebeu surpreso que as pessoas que permaneciam 20 dias sem ingerir qualquer alimento ainda expeliam regular quantidade de fezes. Ele afirma ainda que “o indivíduo de porte médio tem ao redor de 4-5 quilos de fezes sem eliminar, que envenenam continuamente sua circulação sangüínea e todo o organismo”.Mas, segundo filosofia da medicina chinesa, que procura estudar a causa (a origem) da doença, os sintomas da doença são olhados como sinais externos de uma falta de equilíbrio geral na vida do indivíduo. Portanto, toda doença é constitucional e envolve todo o organismo e não apenas parte dele.Assim, o propósito de uma vida construtora de saúde é limpar e fortalecer o organismo. E é nos intestinos que tal fenômeno acontece de forma intensa. No intestino delgado decide-se o que irá para a corrente sangüínea como nutrição e o que não passa pelo crivo deste sistema de seleção irá seguir seu caminho para o intestino grosso e posterior excreção na forma de fezes. Na verdade o intestino delgado é considerado pela medicina chinesa como um cérebro, uma central de inteligência, onde decide-se o que irá perpetuar a vida e o que irá ser eliminado. Este é o motivo pelo qual a medicina chinesa valoriza tanto o pleno funcionamento deste sistema. Os mesmos maus hábitos que intoxicam o fígado também causam dificuldades aos intestinos. O longo tempo de permanência das toxinas e venenos nos intestinos provoca a reabsorção dos mesmos pelas paredes dos intestinos, ocasionando uma intoxicação mais grave, podendo chegar a diferentes níveis de doença e até à morte.A permanência por tempo insuficiente irá causar desidratação, desequilíbrio de sais, subnutrição e até a morte em casos prolongados deste quadro.Metafisicamente falando um intestino preso revela uma recusa em largar velhas idéias, crenças ou emoções. Prisão ao passado. Pode revelar um medo de abandonar o conhecido em prol do desconhecido.Cuidados que eles agradecem: 1) Uma dieta rica em alimentos crus, frescos, integrais, com elevado teor de fibras – cortar ao máximo os alimentos refinados, 2) Fazer uso de sucos e chás depurativos – que é uma forma divertida também de hidratar-se, 3) Massagear carinhosamente abdome e as palmas das mãos e solas dos pés com uma bolinha de tênis para estimular todo o sistema hepático, digestório e excretor, 4) Praticar caminhadas matinais para estimular os movimentos peristálticos e 5) Dar-se tempo para ir ao banheiro com calma todas as manhãs ao levantar-se.
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e a fonte.Recomenda-se a leitura na íntegra do livro Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde -, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.



Flora Intestinal - como mantê-la forte e saudável?



Tags: flora intestinal leite materno lactobacillus bifidubacterium Jill Fullerton bebês
O organismo humano é bom para enfrentar doenças, mas precisa dos mecanismos de defesa na linha de frente. As 3 principais linhas de defesa são: o sistema imunológico, o fígado e as colônias de bactérias benéficas que habitam nosso intestino.
Examinando a função das fibras alimentares – cada vez mais escassa na alimentação ocidental, parece que desempenham pelo menos 2 funções importantes:
1) alimentam as colônias de bactérias benéficas que vivem no intestino grosso,2) existem indícios de que uma dieta rica em fibras possa ajudar a evitar o câncer de intestino e outras doenças.
Diante de uma infecção de garganta, a indicação médica costuma ser antibiótico. Tal medicamento mata as bactérias que causam a doença, mas também mata as bactérias benéficas que vivem no intestino grosso. Porém, tais bactérias desempenham um papel muito importante na manutenção da saúde. Matá-las é o mesmo que fragilizar nossas defesas: seja de um microorganismo , uma veneno ou uma célula mutante.
Uma boa maneira de garantir a existência destas bactérias benéficas em quantidade e qualidade é via consumo de "probióticos" - alimentos contendo culturas dessas bactérias. Mas essa é uma forma de interferir rapidamente na reconstrução de uma flora. Como seria aa forma correta de manuter uma flora saudável?
Bactérias Benéficas x Bactérias Nocivas
Existem cerca de 100 milhões de bactérias no intestino, o que significa pouco mais de um quilo do peso corporal de um adulto. Praticamente todas as bactérias que habitam o nosso intestino são encontradas no cólon, a parte mais longa do intestino grosso.
Coletivamente, estas bactérias são chamadas de "flora intestinal". ou "microbiota". Cada bactéria é uma única célula - um ser vivo diminuto - e existem centenas de espécies diferentes.
No entanto, apenas cerca de quarenta espécies são responsáveis pela maioria das bactérias intestinais e, em sua maior parte, são muito benéficas. As principais famílias são conhecidas como Lactobacillus e Bifidobacterium.
Existem as bactérias prejudiciais porque causam doenças, algumas delas letais. Cabe a cada um de nós manter nossa flora intestinal saudável e feliz, sempre em maior número que as bactérias nocivas.
Antes do nascimento, o cólon do feto não contém bactéria alguma. Quando o bebê nasce de parto normal, recebe sua primeira flora intestinal da mãe - herança das bactérias benéficas que habitam o canal vaginal. As pesquisas mostram que os bebês que nascem de cesariana têm muito menos bactérias benéficas e muito mais bactérias prejudiciais.
O contato íntimo com a mãe é importante. O aleitamento materno também ajuda: quando são alimentados no peito, os bebês podem absorver as bactérias benéficas por meio do contato da boca com o bico do peito, e o leite materno é perfeito para alimentar a flora intestinal. Você provavelmente traz dentro de si os descendentes diretos das bactérias da sua mãe.
As bactérias da família Bifidobacterium compõem até 90% da flora intestinal de um bebê amamentado no peito. Um estudo publicado pelo Allergy Research Centre, de Estocolmo, em 2001, acompanhou recém-nascidos até os dois anos de idade e descobriu que os que tinham uma flora bacteriana mais numerosa, apresentavam menos chances de desenvolver alergias.
Em uma situação ideal, as boas bactérias estão adaptadas ao seu meio intestinal. Por isso, normalmente prosperam e inviabilizam a proliferação de bactérias nocivas. No entanto, sempre estamos em contato com bactérias potencialmente danosas via alimentos, quando colocamos alguma coisa na boca, beijo, etc. Assim, as bactérias benéficas precisam estar sempre numerosas, bem alimentadas: em estado de alerta.
Nossa parte é simples: lhes fornecemos um meio ideal para viverem. E o melhor é que as alimentamos apenas de resíduos, ou seja, subprodutos da nossa alimentação.
As bactérias benéficas sobrevivem se alimentando, ou seja, fermentando as fibras alimentares, provenientes dos alimentos de origem vegetal. Esse é um dos motivos pelos quais devemos consumir diariamente frutas e hortaliças. O organismo não digere as fibras, que passam direto para o cólon, onde as bactérias as esperam famintas.
Existem dois tipos de fibras: as solúveis, que absorvem água, e as insolúveis, que não absorvem água. Nozes, sementes, ervilhas, feijões e lentilhas fornecem grande quantidade de fibras solúveis. As fibras insolúveis são encontradas, por exemplo, no arroz, cenoura e pepino.
Um fato: As fibras solúveis fermentam mais facilmente do que as insolúveis. O principal papel das fibras insolúveis é ocupar espaços, facilitar absorções e criar condições ideais de liberação de nutrientes de volta para o organismo.
A fermentação das fibras produz substâncias benéficas. As bactérias da família Lactobacillus produzem ácido láctico, que reduz significativamente a população de bactérias prejudiciais. Podem também produzir as vitaminas K e B12, que são assimiladas via parede do cólon. A fermentação que ocorre dentro do cólon nos ajuda a absorver sais minerais e alguns produtos da fermentação que podem ajudar a combater o câncer.
Na verdade, cerca de 10% de nossa energia provém do processamento das fibras dentro do intestino.
As boas bactérias desempenham diversos outros papéis importantes. Por exemplo, elas treinam nosso sistema imunológico quando ainda somos bebês, consomem também alguns gases produzidos pelas bactérias prejudiciais, reduzindo a quantidade que temos de "expelir".
Quando a Flora Intestinal está fragilizada
Na maior parte do tempo, as bactérias benéficas prosperam e controlam a situação no cólon. Mas, quando estamos doentes, muito cansados ou tomando antibióticos, a flora intestinal sofre muitas baixas.
Quando a flora intestinal se encontra em declínio, as bactérias prejudiciais podem se proliferar, transformando-se em uma força dominante e, obviamente, as bactérias benéficas, em minoria e fragilizadas, não conseguem mais desempenhar sua importante função de defesa.
Quando a quantidade de fibras que fermentam no intestino é pouca, as fezes podem reter líquido demais, ficar moles e desencadear perdas minerais importantes. Com uma flora intestinal insuficiente, o funcionamento do intestino também será irregular, você pode se sentir letárgico e observar que está expelindo mais gases do que o normal.
Bem, agora que você já se convenceu de que precisa manter as bactérias benéficas felizes e saudáveis, deve estar pensando: "Mas como farei isso?".
Ingerir mais fibra, é a resposta - ter uma alimentação rica em fibras é um modo de garantir a manutenção de uma flora intestinal saudável.
Os efeitos positivos sobre a flora intestinal dependem do consumo regular de:
- Alimentos ricos em fibras solúveis, também conhecidos como prebióticos, de preferência pela manhã e outras 2 vezes ao longo do dia.- Determinados grupos da população podem ser mais vulneráreis a distúrbios gástricos, como idosos, crianças pequenas e pessoas que viajam muito. Nestes casos poderiam se beneficiar do consumo de alimentos enriquecidos com probióticos.
Leia também: Antibióticos?Sistema Digestivo & FibrasAlimentação Desintoxicante x Doenças
Texto adaptado por Conceição Trucom do livro A verdade sobre a comida - Jill Fullerton-Smith - editora Intrínseca

... a leitura VIVA é no ESPÍRITO- CONSCIÊNCIA ETERNA, é no e com o CORAÇÃO INTUITIVO ...

Um comentário:

  1. SOLICITO QUE PROMOVAM A REUNIÃO DOS QUE COMO VOCÊ , JÁ TEM A MENTE DESPERTA, ESTÃO REALMENTE EM SERVIÇO À DIVINA-VIDA-LUZ , PARA QUE SE POSSA DIVULGAR DE MODO MASSIVO , PARA A GRANDE MASSA COLETIVA DE SERES ADORMECIDOS , QUE CONFUNDEM AINDA PRAZER COM AUTO-DESTRUIÇÃO.DESEJO COLABORAR!
    DIAS ILUMINADOS COM AMOR E PAZ!

    ResponderExcluir

A manifestação do SER que ja se PERCEBE COMO ENERGIA, DEVE VIR SINCRÔNICA A TAL, ou seja, manifeste-se para COMPLEMENTAR tal ENERGIA aqui disposta; assim, que aki não use-se de desqualificantes, pois essas são FRUTOS da (EGO)Demo-cracia, a qual só leva ao Conflito debatedor, que é estéril e miope com a SILENCIOSA ENERGIA REGENTE;

A-COLHENDO a ETERNIDADE - ESSÊNIA e SOLAR

Este BLOGGER,

na ETERNIDADE da VIDA,

quer ajudar
REFLETIR os CAMINHOS SOLARES e INTERDEPENDENTES que nos ALI'nha'MENTAM com as ENERGIAS de LUZ e GRAÇA.
nosso contato: gwsolar389@yahoo.com.br
(ao final desta coluna, há dicas de SERVIÇOS/ trabalhos - inclusive com o REINO ANIMAL, esse qual a HUMANIDADE tem o MAIOR DÉBITO e TAREFA-RESPONSABILIDADE como ALMA-CONSCIENTE, pois ...
SOMOS os ANJOS dos ANIMAIS ... e ainda não acordamos PROFUNDAMENTE para essa DIVINA TAREFA).


e FORTALECENDO, seguem PROFUNDAS REFLEXÕES:

... SOMOS SEMPRE CAMINHANTES do ETERNO AGORA -

sem chegadas, nem partidas-despedidas (emocionalistas)...

apenas no RITMO e CONSTÂNCIA da UNO SINCRONICIDADE CÓSMICA ... em CORAÇãO a GRATUITO SERVIR ... com PURO AMOR IMPESSOAL ...


A ENERGIA ESSÊNIA - É ... UNA ENERGIA CÓSMICA que trás o portal a harmonizar as Almas-Consciências na sintonia de suas tarefas Evolutivas ... em Simplicidade COM a UNIDADE-DA-VIDA


Há um estágio na evolução humana que imediatamente precede a meta do esforço humano, este é a FORMAÇÃO da INTERNIDADE da ALMA-ESPÍRITO do SER (INTERNIDADE = INTERNO + ETERNO), e quando este estágio é ultrapassado o humano, como humano, já não tem mais nada a completar. Ele se tornou perfeito, sua carreira humana terminou. As grandes religiões dão a este Homem Perfeito muitos nomes(Mitra, Osíris, ..., Krishna, Buda, Cristo) - mas ele simboliza sempre o Humano tornado perfeito. Ele não pertence exclusivamente a uma única religião, a uma só nação, a uma única família humana; ele não é tolhido por laços com uma única fé; em qualquer parte ele é o mais nobre, o mais perfeito ideal. Todas as religiões o proclamam, todos os credos têm nele a sua justificação, ele é o ideal em cuja direção se esforça toda a fé, e toda religião cumpre eficazmente sua missão de acordo com a clareza com que ilumina e a exatidão com que ensina o caminho por onde ele pode ser alcançado. O nome de Cristo (Khristos - em grego, significa "O Ungido com FOGO") é na verdade, um estado de ser, mais do que o nome de uma pessoa.

A SABEDORIA, Conhecimento e Inteligência, só neste mundo- externo, são CONFINAMENTOS, criando Ignorantes de SI ... só O Espírito na 'UNIDADE-daVIDA' Saberá Caminhar na Atual SOLAR-Terra;

"Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano, ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano. Mas tornar-se oceano.

Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento.

Assim somos nós, só podemos ir em frente e arriscar. Avançar e tornar-se oceano, então... só nos resta a Coragem (que É ESPIRITUAL ...)!!"

"O humano criado está entre o começo e o fim.

O Humano Creador está entre o Fim e o Começo ...

Entre começo e fim, É o tempo.

Entre fim e o começo, a ETERNIDADE...

Um instante passou ...- um novo começo ... entre os dois não há tempo; a ETERNIDADE está entre os dois.

A porta para a eternidade ...É no fim (na passagem ...).

Cada instante, e o instante do instante, são portas.

Cada instante 'É' Sagrado; assim,

vocês vivem na Eternidade, e na VIDA, pois,

A VIDA ETERNA Une as duas".

“ ... o CREADOR é simples por abundância; nós CREATURAS, somos simples por deficiência – pois temos de evitar a multiplicidade, para que a força centrífuga da dispersão, não nos destrua a força centrípeta da coesão.” Huberto Rohden (Livro: de Alma para Alma p. 21)

"SER 'O' AMOR IMPESSOAL;
HUMANIZAR aos ANIMAIS, ALMANIZAR aos HUMANOS- chaves p o Trabalho com a ENERGIA na NOVA VIDA na TERRA"

------------ // ------------

A ENERGIA ESSÊNIA - neste AGORA, é aquela que vai MAGNETICAMENTE UNIficar as ALMAS Afins, pois, é (mais do que a civilização que viveu às margens do mar morto, e que Ascendeu a força CRÍSTICA) a UNA ENERGIA CÓSMICA que trás o portal (Monádico) a harmonizar as Almas-Consciências na sintonia de suas tarefas Evolutivas.


EIs a ENERGIA de SER que à TODOS é EXIGIDA e/ ou DOADA neste AGORA; É só nesta que ASCENDEMOS EVOLUTIVAMENTE; a disciplina do silêncio de nossos corpos é chave - VERDADEIRA ESCOLA da SABEDORIA-VIDA; e,


"a abundância Divina é em si um estado de absoluta simplicidade, pois só na ausência do supérfulo a essência pode revelar-se com pureza." Eis Um dos Grandes legados(e essa simplicidade)do Essenismo, os quais foram 'Mister Viventes' de tal Energia. E por isso foram EXÍMIOS CURADORES. CUra como Alinhamento de corpos as Correntes Regentes da VIda Univérsica.

"CURAR o PREDOMÍNIO da INFLUÊNCIA TERRENA, e, POLARIZAR-SE no NÍVEL das ALMAS, para daí DIAGNOSTICAR", eram seus legados, e esses são PRINCÍPIOS BÁSICOS para todos SERES que ALmejam ser CURADORES REAIS. FOra disso, restam as 'tantas alternativas e paliativos de saúde tridimensionais'.


Como Disse LEZAETA: "não precisamos de Alternativa de tratamento de saúde, e sim fazer o CAMINHO de SAÚDE/CURA (e aí, o FRUGALISMO/ FRUVIVO, é obrigatório na contraparte material-ali'nha'mentar).

SOBRE a CURA:

- A CURA consiste na recepção das Energias emanadas dos níveis superiores da Vida, também chamados de mundos sutis.(...) é conseqüência de ampliação de consciência.Quem está na etapa de exercer a medicina normal deveria estar atento ao aprimoramento do próprio caráter e à pureza de sua Vida; já quem é instrumento de CURA, no sentido espiritual, é capaz de transmitir o poder transcendental da Energia de Cura. Esse poder expressa-se como “radiação”. O Verdadeiro curador espiritual é alguém que está em contato com níveis superiores da consciência. Produz ao redor de si um campo magnético que inclui todos e tudo, indistintamente. E cada qual recebe segundo a própria receptividade às realidades sutis.A Energia usada pelo curador vem de áreas do Universo livres de contaminações, psíquicas ou outras (...) chamadas de LUZ, embora nada tenha haver com a luz que se conhece na Terra.(...) Além disso, constelações ainda mais potentes e distantes enviam-nos suas energias; recebê-las e distribuí-las faz parte da tarefa de centros mais fortes, como Aurora, Erks e Miz Tli Tlan (Centros Planetários de Energia-Cósmica Intra-Terrenos).Todos os trabalhos de Cura Cósmica têm a ver com a transformação do conteúdo das células. Daí a necessidade de se levar uma Vida pura, para que essa transformação seja facilitada.Na vida do Curador, as células são constantemente bombardeadas por conjuntos atômicos neutros, sem carma, procedentes do mundo espiritual (...) Isso produz no curador uma radiação benéfica (...) o curador deve viver de forma que seus veículos possam ser permanentemente transformados e purificados ao extremo, para permitir que esses átomos transcendentais passem através de seu sistema.(...) A competição e a separatividade devem estar ausentes da ética de um curador autêntico. Além disso, ele já deve ter amadurecido a capacidade de não mais perseguir metas ilusórias. É a qualidade de sua Vida que indica seu ponto evolutivo.A compreensão do mundo Sutil é limitada pelas emanações da decomposição, cujo mau cheiro atrai os habitantes menos evoluídos de planos pouco elevados. Esse é um dos motivos de o uso de carne na alimentação impedir o refinamento dos corpos materiais. Nem mesmo nos legumes a putrefação é aceitável. Há pessoas que não percebem o quão maligna para a consciência é a ingestão de alimentos putrefatos.A doença é conseqüência das imperfeições engendradas no passado e presente. O aperfeiçoamento do Ser é a verdadeira profilaxia. A CURA através do AMOR é mais poderosa do que uma transfusão de sangue no plano físico.(...) O AMOR evita manifestar-se de modo exteriorizado, a menos que seja necessário. Age nos planos sutis sem deixar sinais visíveis.(...) para chegar a isso é importante que não desperdice energia com o supérfluo nem mesmo em pensamento.(...) Re-Unamos Energias. A imunidade é conseguida quando se tem aspiração pelo Fogo Espiritual. Se as Energias Sutis vibram, a vitalidade se intensifica. Batamos, pois, à porta certa.
***(o texto completo está postado em 5 de Outubro de 2009, como REFLEXÕES- SOBRE o SER CUR'AMOR )***

"Não criamos nada, apenas levantamos os véus, e revelamos(a LUZ já em NÓS)" - Jesus, no livro: O Caminho dos Essênios"

JESUS(JOSHUA BEN PANDIRA) encarnou naquele ciclo em 1º de MARÇO, de 7 A/C, foi a origem da ENERGIA de PEIXES - antes regente(e não a MENTIRA ARQUITETADA do 25/12, hoje, COMERCIAL ASSASSINATO(NATALINO) PLANETÁRIO) ; a mesma que ESCONDEU em TODAS BÍBLIAS OFICIAIS, a vida INICIÁTICA deste Ser, junto a IRMANDADE ESSÊNIA, do seus 12 aos 30 anos); Ele, ACOLHEU a ENERGIA CRISTÍCA, a qual AGORA fortalece a INCORPORAÇÃO CRISTAL ao CORPO PLANETÁRIO, e a seus SERES CO-HABITANTES;

"NADA Externo nos prende(isso é ilusão dos ego-lutadores). Precisamos LIBERTAR é de NÓS MESMOS, de nosso EGO. A necessidade INTERNA das pessoas, é LUTAR CONSIGO MESMO(em OFERTA e HARMONIA de VIBRAÇÃO em SI; do Esvaziamento de Si, de seus rótulos e máscaras), e não com os outros."


"O Vazio é a chave "

"O fruto do silêncio é a oração
O fruto da oração é a fé
O fruto da fé é o amor
O fruto do amor é o serviço
O fruto do serviço é a paz."

Madre Teresa de CALCUTÁ


... e aqueles que se co-ligam, aos "ESPÍRITOS ESSÊNIOS", esses são ARAUTOS do PIONEIRISMO, da CONSTRUÇÃO/ Des-CONSTRUÇÃO de FORMAS EFÊMERAS TRIDIMENSIONAIS; eis a TÔNICA - eis o não Cristalizar(se), pois

"Um vício é produto de um hábito. Renuncia aos hábitos e não serás vulnerável a vícios." (Trigueirinho)

“HABITAR o ‘DESERTO’ ... antes de se dar a conhecer...”

“Tudo que fazemos é apenas uma gota no oceano, mas se não fizermos essa gota poderá se perder para sempre”
Madre Teresa de CALCUTÁ

"A Cruz não tá mais em pé- está deitada.
A tarefa não é mais a morte- é a VIDA.
E-Levem-se".

-------- // -------

Assim como a cada noite entro em contato com uma 'estrela' (não me importando ser ela a mesma que encontrei na noite anterior, dado que as estrelas tem 'CONSCIÊNCIA UNA') e percebo em meu relacionamento com ela perfeita continuidade energética, todos perceberão seus irmãos terrestres como parte de uma mesma unidade. Desaparecerão o apego e a possessividade, hoje tão presentes na família sanguínea, porque ao amarmos um ser veremos nele os demais, e, nos demais o irmão amado. Desse modo, o homem caminhará para a unidade sem perder o referencial do que realmente É, e o referencial de SI MESMO, de sua MÔNADA no plano cósmico”. (Trigueirinho - Novos Sinais de Contato)

“Tu não és o corpo, tu não és a mente, e tampouco o que sentes, não pertences a esta terra. Tua LUZ está além ... ; existe uma só vida, um único SER ...; o planeta que te acolhe, as estrelas e o firmamento, todos passarão, são apenas degraus de uma escalada infinita, VIDA MAIOR TE CHAMA.”(SOPRO do ESPÍRITO – CORAL de FIGUEIRA)


----------- // --------------------------

INDICAÇÕES de TRABALHOS-SERVIÇOS


os primeiros que indicamos, é em auxílio ao REino ANIMAL, já que AINDA Não acordamos que SOMOS os SEUS ANJOS e temos a responsabilidade Evolutiva para com esses IRMÃOS MENORES (os que mais precisam de nossas efetivas ajudas, AGORA, a fim de EFETIVO EQUILÌBRIO da ENERGIA no PLANETA)-, os sequentes contatos passados, fazem bela dedicação, mas, enfrentam GIGANTES dificuldades; assim, é um efetivo CHAMADO a toda colaboração(são em CUritiba, mas permitem co-laboração geral)

- http://www.becodaesperanca.org/ ; esse atende cerca de 300 animais, e também vive em dificuldades financeiras/ materiais em Curitiba;
e
- http://animaissemteto.blogspot.com/ - acolhe, trata e encaminha para doações; precisa de muiiito apoio:
Ajuda Financeira- Caixa Economica Federal
Agencia : 1001 Conta 9527-3 Operação 013 (poupança)

para MAIORES AUXILIOS aos ANIMAIS, para ADOÇÕES destes (lembre-se: NÃO SE VENDE a VIDA, NÃO SE VENDE SER NENHUM; portanto, NÃO COMPRE ANIMAIS):

Adote ou procure seu amiguinho num dos sites abaixo:

-http://garagemdadocao.blogspot.com ;
http://animaisresgatados.blogspot.com/
www.adotebicho.com.br
www.doacaodeanimais.com.br
www.amigoanimal.org.br
http://caopanheiroctba.blogspot.com/
http://www.animaiscarentes.blogspot.com/
http://gatinhos.cwb.zip.net/index.html
http://www.spacuritiba.org.br/
http://www.viralatacia.blogspot.com/
http://www.becodaesperanca.org/
www.animaissemteto.blogspot.com
www.olharanimal.net
www.seligabicho.blogspot.com


NA FORMAÇÃO de ESPAÇOS SANTUÁRIOS em SERVIÇO com a "TRINDADE dos REINOS"(ANIMAL-VGETAL-MINERAL INTERdependentemente com os Divinos DEVAS)
colaborar na CAMPANHA de DOAÇÃO para adquirir ÁREAS NATURAIS a tais santuários:

Doação - BAnco do Brasil na conta poupança 49178-0
Ag 012-4 em 3 Corações - MG nome Gilson S. Tessaro

Sobre terapias holisticas, alimentos sutis/ naturais

http://pranartes.wordpress.com/

Sobre FORNOs SOLARes
http://fornosolar.wordpress.com

http://www.moradanatural.com/ ;
http://agroflorestas.ning.com/ ;


http://www.artistasdecampolargo.com/ ; ver Alma Tessaro

www.ouvirativo.com.br

http://lunasbioabsorventes.blogspot.com/ * lembrando a todas Hermanas MUJERES que é válido o 'abioabsorvente', mas, este ciclo planetário termina AGORA, e na NOVA TERRA SAGRADA que seguirá neste planeta, MUJERES NÃO MENSTRUARÃO MAIS, nem terão 9 meses de gestação intra-uterina...entre outras; * (aqui no blogger, há um texto sobre a NOVA ENERGIA do FEMININO - e o SANGUE VERDE, no texto das "SAGRADAS e COMESTÍVEIS PRAGAS-DANINHAS);

www.krishnamurti.org.br

-produtos cosméticos do nosso uso diário, elaborados artesanalmente; em Sampa, com a Eliane;11- 2203-4785, 2924-0620 ou mail: elianegasques@hotmail.com

e, GAIA - Brinquedos Educativos em MADEIRA, ver orkut de Claudio Araujo Werner-Huber

* http://www.myspace.com/joaomendesdiminas ; aqi pode se ouvir o bom trabalho músico-regional, do irmão João di minas do RIO

* o FILME(dvd) " O SOM DO CORAÇÃO", aproxima bem ao entendimento de nosso "SOM PRIMORDIAL que NOS ANCORA no ESPÍRITO de nosso SER CÓSMICO"


Que todas as dicas aqui, VIVAM na GRAÇA... DE GRAÇA...